No Piauí, um projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) conquista reconhecimento internacional. A ação implantada na cidade de Parnaíba, Litoral do estado, alia a criação de animais de pequeno porte com o plantio de frutas e hortaliças. O pesquisador da empresa Luís Carlos Guilherme explica que o projeto envolve a criação de aves, peixes e até roedores como porquinhos da índia.
“Estes animais de pequeno porte vão servir de alimento para os agricultores e também oferecer uma renda para eles com a venda. Com as fezes dos animais e algumas misturas é produzido um adubo altamente rico que é utilizado na plantação de milho, verduras, plantas frutíferas e hortaliças”, destacou Luís.
Para Luís Carlos o sucesso da produção da lavoura se deve ao adubo feito com as fezes dos animais criados com o projeto, que formam um poderoso composto orgânico. “Este é um adubo muito rico e os pequenos produtores o utilizam para produzir milho, hortaliças, frutas, como mamão e a melancia. Com a plantação é possível nutrir uma família de quatro pessoas o ano inteiro”, destacou Luís.
Pescador por mais de 40 anos o hoje agricultor José Maria do Nascimento comemora a chegada do projeto e o fim da fome. “A vida melhorou 1.000%, se quero peixe tenho no quintal e consigo até vender para comprar pão e a própria ração para os animais. Agora a fome acabou”, relatou José Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário