Estudo sobre navegabilidade do rio Parnaíba será apresentado neste mês de agosto em Teresina, São Luís e Brasília.
O deputado federal Jesus Rodrigues (PT-PI) apresenta no dia 22 de agosto deste ano, em Teresina, o resultado de estudos técnicos sobre a navegabilidade no rio Parnaíba. Os dados também serão apresentados em São Luís (MA) e em Brasília (DF).
O rio Parnaíba foi plenamente navegável até 1968. A situação mudou com a construção da barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe, município a 345 quilômetros de Teresina. O transporte hídrico ajudou economicamente o Estado a se desenvolver.
“E pode ajudar mais ainda. A empresa diz onde se conseguir 40 metros de lâmina de água com profundidade de 6 metros é possível a navegação. Os estudos mostram que onde não se tem essa realidade é possível fazer correções”,antecipou Jesus Rodrigues.
“A pesquisa foi iniciada no ano de 2012. O governo federal contratou empresa que constatou, a princípio, uma grande oferta de carga para ser transportada pelo rio. Os grãos podem descer o rio e tudo melhora tendo o porto de Luís Correia. Seria uma porta de entrada de produtos para o centro do Brasil”, disse o parlamentar.
O deputado comparou, ainda, que o necessário em investimentos para desenvolver o transporte hídrico é de 10% do que pode ser investido para manter as rodovias que cortam o Estado do Piauí.
“Há a possibilidade de também investir no turismo no rio assim como em cidades da Europa”, revela o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário