Após vistorias em mercados públicos, supermercados e postos de combustíveis de Parnaíba, uma equipe do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), em parceria com técnicos da Prefeitura de Parnaíba realizaram mais uma ação na manhã desta sexta-feira (27), desta vez no Mercado da Caramuru, no bairro Pindorama. A visita acontece na forma de uma mini aula sobre o uso correto da balança nos mercados e supermercados e sobre a regulação correta da bomba, nos postos de combustíveis. Em ambos os casos, os objetos devem estar de acordo com o Imep e com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Imetro).
Até o momento 38 postos de combustíveis foram fiscalizados, sendo que 33% deles apresentaram algum tipo de anormalidade. Já no Mercado da Caramuru, o índice de balanças com algum tipo de problema na hora da pesagem ficou na casa dos 40%.
Diretor geral do Imepi Maycon Danilo Araújo, apresenta palestra no Mercado da Caramuru |
De acordo com o diretor geral do Imepi, Maycon Danilo Araújo,iniciativa tem por finalidade disciplinar as relações de consumo para que tanto compradores como vendedores se beneficiem de forma justa. “Esses problemas prejudicam tanto os consumidores quanto os comerciantes porque em algumas situações um sai ganhando no peso e o outro perdendo e vice e versa”, frisa. “Houve um caso específico num posto de combustível onde quem estava sendo lesado era o proprietário do posto. O consumidor pagava por 20 litros e acabava recebendo 22 litros porque a bomba estava desregulada. E é exatamente pra sanar essas dificuldades que estamos aqui com essa campanha educativa”, explica.
Conforme as exigências do órgão estadual de metragem, o ideal é que as balanças sejam digitais ou que tenham pelo ou menos de um único prato. As antigas balanças de dois pratos são proibidas, mas ainda são utilizadas por muitos comerciantes da cidade. A prefeitura de Parnaíba estuda a possibilidade de financiar balanças eletrônicas que deverão ser doadas aos feirantes.
Fiscalizações em postos de combustíveis em Parnaíba apresentaram irregularidades em algumas bombas |
Proprietário de uma banca de tempero seco e remédios naturais, Raimundo da Cunha passou pela avaliação e teve sua balança aprovada. Ele garante que periodicamente faz a regulação do aparelho. “Sempre tenho o cuidado de verificar se ela está medindo os produtos corretamente porque eu quero que os meus clientes recebam exatamente o peso pelo qual pagaram”, garante.
As ações continuam durante todo o dia de hoje e se encerram amanhã, (28).
Nenhum comentário:
Postar um comentário