O advento das leis que obrigam os órgãos públicos a publicizar seus gastos, seus atos, suas pretensões, como é o caso das licitações, é algo acalentador para o contribuinte, porque isso pode ser usado, inclusive, para ajudá-lo a entender como a informação sobre o governo que lhe rege é trabalhada e lhe é repassada pelos meios de comunicação de um país, de um estado e até mesmo de um município, abastecidos muitas das vezes com contratos públicos milionários.
Abaixo, o 180 divulga a relação das empresas do ramo pagas pela Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado. Um ranking inédito graças ao legado deixado pelas leis que propiciam a obrigatoriedade do acesso à informação por parte do cidadão e da existência do Portal da Transparência naquilo que tange à coisa pública.
É, no entanto, importante salientar, que no Piauí, acreditem, a existência de um exemplar portal atrelado ao Governo do Estado, sob a administração da Controladoria Geral do Estado (CGE), que tem evoluído na disponibilização desses dados, ajuda na interpretação e compilação dessas informações para entregar a você, leitor, só no ponto de absorvê-las.
Confira então o ranking dos primeiros no ramo dos Portais, TVs, Jornais, Agências de Publicidade, Gráficas, Editoras, Rádios e Revistas do Estado, e saiba quanto foi pago até agora neste governo para todos eles.
‘POUCO’
Os repasses, no entanto, são considerados muito baixos para alguns meios de comunicação até agora. Por isso, para verificar como está sendo gasto o dinheiro da CCOM, o 180 vai oficiar formalmente o órgão, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), para obter todos os valores reais já pagos pela Coordenadoria.
A CCOM informou que muitos desses valores são referentes ainda à gestão anterior. Mas que vai checar os dados e confirmá-los de forma mais precisa. Então deve vir mais...
AUSENTES
Não foram encontrados pagamentos a meios de comunicação como o Portal Cidade Verde, o Capital Teresina e o Portal 180graus.
MAIS INFORMAÇÕES: CIFRAS JÁ LIQUIDADAS
Abaixo documentos extraídos do Portal da Transparência. Onde tem liquidado, é porque o serviço já foi prestado, e está faltando somente pagar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário