O Tribunal de Contas da União divulgou ontem (5) um levantamento apontando que o Piauí possui o pior índice de analfabetismo funcional do país e o maior índice de mortalidade infantil do Nordeste, com 33% e 20%, respectivamente. Os dados são de 2012. O levantamento de auditoria foi realizado com o objetivo de obter uma visão abrangente sobre a situação geográfica e econômico- social do Estado e compõe FiscNordeste, consolidação de fiscalizações sobre o mesmo tema em andamento no tribunal.
Entre os outros dados da pesquisa, o TCU apontou a necessidade de ampliação da rede de tratamento de esgoto do Estado, tendo em vista que apenas 2% do percentual de residências possuem o serviço, enquanto que no Nordeste a média chega a 37% e no Brasil em 58%. Além disso, o percentual de residências em que há serviço de coleta de lixo é de 62,7%, números não satisfatórios se comparados com o perfil do nordeste (79,9%) e de todo o país (84,62%), conforme dados de 2012.
Um ponto positivo registrado no relatório é que a proporção de domicílios que possuem rede de abastecimento de água no Piauí, de 84% em 2012, está acima do indicador da região (80,6%) e próximo do detectado em nível nacional (85,4%). O relator do processo, ministrosubstituto Marcos Bemquerer, destacou ainda que “a auditoria não detectou a existência de um plano de desenvolvimento econômico que possa servir de base para a elaboração do Plano Plurianual Estadual”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário