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segunda-feira, 30 de março de 2015

Governo enterra mais de R$83 milhões em três obras que paralisadas no Piauí


As chuvas que caem em Teresina, embora irregulares, estão arrastando para o ralo cifras milionárias aplicadas pelo Estado em três obras que estão paralisadas desde o ano passado - oRodoanel e a duplicação das BRs 343 e 316, nas saídas norte e sul da capital. Abandonadas por problemas judiciais ou falta de dinheiro, elas estão se deteriorando ante à ação das chuvas. Quando forem retomadas, boa parte dos serviços já realizados vai ter de ser feita novamente.

Nas BRs 343, em direção ao litoral, e 316, que liga Teresina ao sul e sudeste do Piauí, a parte de aterramento e terraplanagem foi praticamente toda destruída. A duplicação foi iniciada em agosto de 2013 e paralisada em abril do ano passado, quando o Estado deixou de receber repasses de convênios e financiamentos de órgãos federais por conta da inadimplência junto ao Cauc (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias).
O cenário desolador que se vê hoje nos 8 ou 9 quilômetros que as obras contemplam reflete a ineficiência, a falta de planejamento e o descaso do poder público inclusive com as leis que regem a administração pública. No caso do Rodoanel, por exemplo, todo o problema que resultou na suspensão da obra, há quase um ano, poderia ter sido evitado se o governo tivesse seguido a lei no tocante às questões ambientais.
De acordo com dados do Simo (Sistema de Monitoramento de Obras) da Secretaria Estadual de Planejamento, os governos Wilson Martins (PSB) e Zé Filho (PMDB) gastaram R$ 8,200 milhões nas obras da BRs 343 e 316 - R$ 3,200 milhões na primeira e R$ 5 milhões na segunda. As duas obras estão orçadas em R$ 110 milhões. No Rodoanel, o estrago se multiplica quase por dez - dos R$ 97,186 milhões previstos para serem aplicados na obra, já foram gastos R$ 74.949.197, 40, segundo dados da Secretaria Estadual de Transportes.
O dinheiro é oriundo do Tesouro Estadual, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Nordeste. É dinheiro suficiente para construir quatro pontes como a terceira pista da ponte Juscelino Kubitschek, na avenida Frei Serafim/João XXIII, outra obra ainda sem utilidade deixada pelo governo passado. Ou quatro HUTs (Hospital de Urgência de Teresina). O pior é que boa parte do que foi feito, tanto no Rodoanel quanto nas BRs, já se perdeu ou está se perdendo em decorrência das chuvas.

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