Servidores do estado do Piauí denunciam a falta de repasse de dinheiro do governo estadual para as empresas de crédito consignado. As parcelas dos cartões de crédito não estão sendo descontadas nos contracheques, gerando dívida no nome dos trabalhadores.
Segundo Raimundo Viana, que há 30 anos trabalha no serviço público, o seu cartão de crédito foi bloqueado e várias cobranças já chegaram. “A empresa já chegou a me enviar faturas para que eu pagasse, sendo que o acordado é o governo fazer o desconto na minha folha de pagamento e repassar”, relata.
Muitos funcionários do estado estão com o mesmo problema, Raimundo ainda conta que sua irmã que aderiu a modalidade cartão de crédito das empresas consignadas encontra-se na mesma situação. “A gente foi atrás da empresa pra saber o porquê do bloqueio e eles pediram pra que a gente pagasse, mas nós não temos nada a ver com os problemas entre empresa e governo”, completa.
O Secretário de Administração e Finanças do Estado do Piauí (SEAD), Franzé Silva, confirmou que o repasse não está sendo feito e explicou os motivos. “Existia um acordo de cooperação entre o governo e a empresa responsável pelo repasse, mas após transição para o novo governo esse acordo foi suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Estado”, relata.
Franzé Silva - Secretario de Administração e finanças |
Ele ainda comenta que a operacionalização dos serviços junto às empresas consignadas agora será administrada pelo governo e que a Agência De Tecnologia Da Informação Do Estado Do Piauí (ATI) está realizando operações no sistema para que haja a regularização desses servidores. “Nós ainda não sabemos o valor dessas pendências para com as empresas, estamos aguardados a ATI resolver as pendências do sistema para que ele funcione e possamos calcular a dívida”, completa Franzé.
A SEAD esclareceu que essa suspensão é para que o novo governo se atualize junto às empresas de crédito e também pela necessidade do estado regularizar os servidores. O prazo dado pela secretaria para a normalização do sistema e o repasse do dinheiro é até o dia 15 de março.
“Eu já recebi vários e-mails com cobranças do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), é constrangedor. O informado era que o desconto viria na folha de pagamento, mas nada consta na descrição do documento. O cartão está bloqueado e não temos como realizar compras. Não entendemos o motivo do bloqueio e a falta do repasse” finaliza o servidor Raimundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário