jovem Benício Macedo Silva, de 18 anos, estudante de Direito da Faculdade Camilo Filho, foi o principal destaque das manifestação anti-Dilma realizadas neste domingo (15/03), em Teresina. O estudante era o único pró-PT (pelo menos declarado), em um meio de 3,5 mil pessoas, de acordo com a polícia militar.
Involuntariamente ele subiu no trio elétrico alugado pelos manifestantes, no momento em que a médica Adriana Sousa havia concedido a palavra para qualquer um dos presentes protestar e expor suas convicções ideológicas.
Ele subiu discretamente e para surpresa de todos os presentes, começou a defender o PT, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, além de criticar as manifestações, o senador Aécio Neves (PSDB) e a "grande mídia comprada", que segundo ele é composta por veículos como Rede Globo, Band, Veja e a Folha de São Paulo.
Cursando o primeiro período do curso de Direito, o jovem que disse ser um “petista de coração”, é filho do empresário Benedito Lima, dono da Gráfica Cidade Verde, localizada no Centro de Teresina.
Após o vídeo gravado na tarde do domingo, a reportagem do O Olho não conseguiu mais falar com Benício, mas entrou em contato com os pais do jovem, que disseram não querer mais comentar sobre o assunto. "Não queremos mais falar sobre isso. Quero é tirar a foto dele que colocaram. Vamos esquecer isso", disse o empresário.
A reportagem insistiu na conversa com Benedito, ele ainda estava na gráfica quando atendeu e disse que iria para casa onde passaria o telefone para o filho, para que pudesse conversar com a reportagem. Cerca de cinco minutos depois ele retornou a ligação, disse já está em casa, mas que o filho havia saído minutos antes. "Vamos esquecer isso. Ele já falou com vocês ontem", repetiu.
O repórter indagou sobre a personalidade do jovem, que entre milhares de manifestantes mostrou-se corajoso e rebateu acusações e defendeu sua ideologia. "Ele sempre foi bastante falastrão, sempre foi destaque na escola, e é muito inteligente. Mas não vamos mais falar sobre isso, não quero expor meu filho, nem minha família", finalizou. O empresário passou o telefone para a mãe de Benício que também repetiu o que disse o marido. O diálogo com o repórter parou por aí.
Sem sucesso na conversa com os pais do jovem esquerdista, a reportagem procurou amigos que pudessem falar um pouco sobre sua convivência. Todos eles destacam o alto grau de inteligência de Benício e lembram seu sucesso na escola. "Ele sempre foi um aluno brilhante, destaque na escola. É muito inteligente", disse uma amiga que não quis ser identificada. Ela diz ainda que malhava quase que diariamente com o estudante na academia Ricardo Paraguassú, localizada na zona Leste de Teresina. "Ele sempre foi assim. Quando chegava na academia ele gritava, gostava de correr, ele é assim mesmo", destacou.
O jovem estudou toda a vida no Instituto Dom Barreto, uma das melhores escolas do Estado do Piauí. Lá sempre foi premiado por ser destaque em diversas atividades e disciplinas. No seu Facebook é possível notar diversas postagens mostrando apoio ao manifesto pró-Dilma e criticando o apoio de alguns veículos de comunicação aos protestos que pedem o impeachment da presidente.
Em uma de suas postagens ele fotografa uma impressora Hildeberg alemã, oito cores, uma aquisição do empresário João Claudino, dono da Gráfica Halley. Benício e os pais visitaram as instalações da Halley onde puderam conhecer a máquina.
Outros amigos informaram que ele passa constantemente por tratamentos. Ele teria um certo grau de autismo.
FOI CRITICADO E APOIADO NAS REDES SOCIAIS
Alguns políticos e seguidores do Partido dos Trabalhadores, declaram apoio a iniciativa tomada pelo estudante. O jornalista Oscar de Barros postou em seu Facebook: "Cabra macho". Já o ex-candidato a vereador de Teresina, Jacinto Teles, postou a seguinte frase: "Ousadia é pouco, mas consciente e determinado também ele é...".
Outros anônimos e apoiadores do PT fizeram postagens exaltando a atitude e destacando a coragem. "Ousadia tomou conta. Ele tem um Coração Valente", postou o jornalista Allysson Guimarães. "Esse aí tem coragem! Apoiadíssimo!", postou Wallysson Sousa. "Muito bem, garoto corajoso. Mostrou que entende do assunto. Parabéns pela sua coragem", disse Ryan Sousa Andrade.
Já os contrários as palavras e ideias defendidas pelo estudante, também se manifestaram nas redes sociais e com diversos comentários agressivos. Muitos deles insinuaram o uso de drogas e falta de sanidade mental.
"Esse cara representa, de maneira exata e absoluta, como pensam os esquerdistas desse país e demonstra a que nível chegamos após 12 anos de Governos de Esquerda", escreveu Riva Moutinho. "Quando a doutrinação de esquerda entra na cabeça gera isso!", comentou Madson Marinho. "O PT está criando isso para o futuro"", postou Marcelo Blumer. Carlos Fernandes postou no Facebook a seguinte frase: "Esse é o que PT faz nas cabeças das pessoas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário