Em Teresina, praticamente, metade das ocorrências por tráfico ou uso e posse de drogas envolve mulheres, de acordo com balanço divulgado pela Delegacia de Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), referente ao mês de fevereiro. Neste período, 24 pessoas foram conduzidas pela Polícia Civil por comercialização de entorpecentes, sendo 10 do sexo feminino.
Entre as ocorrências do mês está a de uma mãe, que cumpria pena em regime semiaberto. Ela é suspeita de vender drogas durante o dia e dormir na prisão. Com ela foi presa sua filha de 18 anos e apreendido o filho de 16, suspeitos de ajudar no tráfico.
De acordo com informações da Depre, o número é considerado crescente, em janeiro foram registradas apenas três flagrantes- e na maioria dos casos a figura feminina assume o controle da boca de fumo, após a prisão do companheiro. A estatística mostra ainda que a incidência de casos por tráfico de drogas envolve mulheres com idade a partir dos 18 anos.
Entre as substâncias mais comercializadas na capital e também utilizada por usuários de drogas estão crack, maconha e cocaína, contabilizando mais de 10 quilos, em 2015. O relatório também aponta que nos meses de janeiro e fevereiro, entre homens e mulheres, 59 foram flagrados vendendo ou consumindo entorpecentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário