A capa da Revista Piauí de janeiro tem tudo para ser a primeira polêmica de 2016 sobre a continuidade da presidente Dilma Rousseff (PT), do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara dos Deputados e a situação do vice-presidente Michel Temer (PMDB) nessa história.
A ilustração da artista russa Nadia Khuzina, radicada no estado americano da Califórnia, que sairá na capa da Piauí traz Temer e Cunha se beijando na boca, enquanto o presidente da Câmara cola um adesivo “Fora Dilma”, que tem duas letras L – representando as torres do Congresso Nacional – no nome da presidente da República.
Em cima da ilustração de Temer e Cunha durante o beijo, a publicação traz a manchete “Gente Barata – Rafael Cariello faz o perfil de Nathaniel Leff, oeconomista que reinterpretou a desigualdade no Brasil”.
Nadia é uma artista russa que mora nos Estados Unidos, editora de um blog de charges com conteúdo político e colaboradora da Piauí. De acordo com o site do jornal O Estado de S. Paulo, a inspiração da capa de janeiro da revista é o grafite “Meu Deus, Me Ajude a Sobreviver a esse Amor Fatal” no muro de Berlim (Alemanha) feita pelo russo Dmitri Vubrel.
O grafite de Vubrel retrata o “Beijo Fraterno” entre o líder soviético Leonid Brejnev e Erich Honecker, na época presidente da antiga Alemanha Oriental (RDA). O beijo era o cumprimento adotado pelos regimes comunistas no século XX e aconteceu durante a solenidade de comemoração dos 30 anos da RDA no ano de 1979.
Nenhum comentário:
Postar um comentário