Teste Teste Teste Teste

ALERTA PIAUI

Tenha um ótimo Dia.

Alerta

Alerta

terça-feira, 27 de maio de 2014

A CODEVASF na bacia do Parnaíba só produz fossas e cisternas

A CODEVASF na bacia do Parnaíba só financia construção de fossas, cisterna e ministra cursos de bolo  


A Companhia de Desenvolvimento do Vale dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim (CODEVASF), desde a sua criação que vem priorizando os estados que integram a bacia do rio São Francisco, onde foram implantados grandes projetos de agricultura e fruticultura irrigada, que são hoje em dia os principais responsáveis pelo crescimento dos municípios que receberam e recebem o apoio técnico e financiamentos dessa companhia de fomento, como por exemplo, o município de Petrolina no estado de Pernambuco. O mesmo tratamento deve ser reivindicado pelos estados do Piauí e Maranhão, que graças ao esforço, a dedicação e empenho do ex-parlamentar Freitas Neto, conseguiu incluir inicialmente, a bacia do rio Parnaíba na CODEVASF.

O município de Petrolina (PE), situado no interior do Estado de Pernambuco, encontra-se hoje na posição de um dos que mais cresceu nos últimos anos. Seu desenvolvimento, bem como de outras cidades circunvizinhas se deu devido à implantação da agricultura irrigada há décadas atrás. O Governo, através do Ministério da Integração Regional e o seu braço de fomento, com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável de áreas praticamente inexploradas devido à falta de água, implantou em várias cidades perímetros irrigados. O município de Petrolina cresceu com incentivo à agricultura irrigada e vem sustentando o seu crescimento com a produção frutícola.

Petrolina é o centro de uma das regiões que mais exportam frutas no país. No ano passado, esse comércio gerou 120 milhões de reais para a cidade. Petrolina tem 320.000 habitantes e fica às margens do Rio São Francisco, cujas águas são utilizadas para a irrigação das áreas de produção frutífera. 


Enquanto isso as bacias dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim, não contam com nenhum pequeno, médio ou grande projeto, assistido e financiado pela CODEVASF.   
Em Tempo: O desvio de finalidade da CODEVASF nos estados do Piauí e Maranhão, pode ser atribuído a falta de interesse dos governadores desses dois estados que não pressionam a direção dessa empresa exigindo paridade no tratamento.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário